Pular para o conteúdo principal

Ideia simples e fundamental

(Foto: Reprodução/Instagram)

Por Sidney Souza


Diferentemente do que pensa o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, no Brasil existe racismo sim! Não é difícil, para quem se dispõe a ouvir a população negra, conhecer relatos de inúmeros casos que acontecem ao longo da vida dessas pessoas. Na tentativa de amenizar as desigualdades sociais que muitas vezes alimentam o racismo, duas amigas criaram o perfil de Instagram @profissionaisnegrosce.

Josélia Gomes e Mickaela Correia são as criadoras do projeto que tem como objetivo divulgar perfis de profissionais negros que buscam colocação no mercado de trabalho e também para aqueles que prestam serviços, formando um banco de dados. O perfil já tem mais de seis mil seguidores e algumas publicações vão além, servem de motivação aos internautas com relatos de pessoas negras que obtiveram êxito profissional. Como um todo, o perfil é bem interessante ao mostrar um lado da população negra que muitas vezes não é visto nos grandes meios de comunicação, um lado positivo de pessoas que, sem dúvidas, tiveram uma caminhada desafiadora em um país onde o racismo é enraizado na cultura. 

A ideia é simples, mas genial: aproveitar a alta utilização das redes sociais para fomentar o consumo do trabalho de pessoas negras, que hoje já atuam em diversas áreas, mas apesar da maior facilidade de se encontrar negros no mercado, é claro que a inclusão, valorização, reconhecimento e a ascensão profissional, sobretudo quando falamos de mulheres negras, ainda é um grande desafio.

Em entrevista ao portal Tribuna do Ceará, Josélia afirma: “Dizem que a maior parte da população brasileira é negra, mas a gente não vê essas pessoas ocupando espaços e tendo protagonismo”, uma realidade altamente perceptível, ainda mais quando o olhar é direcionado para as periferias do país.

Sem tanto apoio, mas com muita força e coragem, é possível caminhar na direção de uma sociedade mais equilibrada e consciente. Josélia e Mickaela já estão agindo para isso... e você?

///

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Regional do Ciclo Natalino acontece em um dos bairros do Grande Bom Jardim

Por Nonato Filho Uma das 7 mostras da capital selecionadas através do XVI Edital do Ciclo Natalino 2019, promovido pela Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), acontece no bairro Siqueira, nos dias 28 e 29 de dezembro, a partir das 17:30h na rua Padre Palhano,1115. Com 8 apresentações de grupos de tradições natalinas e projeções folclóricas do ciclo natalino, o evento tem como objetivo principal tornar visível as práticas da cultura referentes às tradições natalinas, divulgando as manifestações e costumes populares. A programação inclui duas apresentações de grupos locais (ballet da Cia Jany e o coral de flautas da igreja de Nossa Senhora do Nazaré), uma exposição de presépios produzidos pelo artesão Ivan Sobreira, personalidade de nosso bairro, cordéis, concurso de fachadas natalinas e uma oficina de saberes populares. Toda a programação é gratuita, direcionada às famílias e população da comunidade e bairros vizinhos. A realização é da associação comunitária

O que é a Mostra das Artes?

Veja o vídeo produzido pela turma do Ateliê de Comunicação e saiba mais: ///

Entrevista: Igor Oliveira Silva, chaveiro no Conjunto Ceará

Por Leila Gaspar Quem já perdeu a chave do carro, esqueceu a chave em algum lugar ou por algum motivo precisou trocar a fechadura, sabe a importância de um bom chaveiro. Vamos conversar com o chaveiro Igor Oliveira Silva, do Conjunto Ceará, em Fortaleza. O nome do estabelecimento é Chaveiro Domingos. Você poderia falar sobre o porquê desse nome? Esse nome CHAVEIRO DOMINGOS é uma homenagem ao meu pai que também é chaveiro desde 1979. Você aprendeu a profissão com seu pai, e tem sido só chaveiro ate hoje?  Já trabalhei em gráfica também, mas foi como chaveiro que progredi na vida, e graças a ele hoje exerço essa profissão. Você chegou a fazer algum curso para aprimorar ou se atualizar no ramo de chaves? Não fiz nenhum curso, todo o aprendizado foi com meu pai. Qual o serviço é mais solicitado? Geralmente é cópia de chaves, mas também atendemos em domicilio, abertura de carros e residências. Além de cópias de chaves, o que mais um chaveiro trabalha? Fazemos carimbos, re