Pular para o conteúdo principal

A importância do CCBJ



Por Fernando de Sousa

Olá!

Faço parte do Ateliê de Comunicação 2019 no CCBJ. Essas fotos foram tiradas durante o curso na aula da professora Uli Batista. A comunidade foi convidada a realizar fotos durante a sua estadia no CCBJ.

Negros, brancos, mestiços fazem parte dessa população que ocupam o lugar, que foi fruto de muitas lutas dos moradores do bairro. O CCBJ necessita muito de apoio governamental para realizar as suas atividades durante o ano inteiro. Porém a verba que é disponibilizada pelo governo só mantém o local aberto durante metade do ano, diferente dos outros institutos, muitos localizados em áreas elitistas, ao contrário do CCBJ, que é localizado no Grande Bom Jardim.

Criado em 2006 depois de vários anos de obras paradas, em 2019 realiza o seu 13° aniversário durante a Mostra das Artes, evento realizado todos os finais dos anos como encerramento dos cursos, e tem como culminância apresentações de arte, cultura, dança, teatro, música e muito mais.

A biblioteca não tem patrocínio, assim impossibilitando que os livros sejam emprestados à comunidade ou até mesmo aos alunos que fazem cursos, apenas aos que fazem cursos intensivos com duração de um ou dois anos. O núcleo se despede todos os anos e novas contratações são realizadas mediante contratos de um ano.

A imprensa precisa viabilizar a importância dessa instituição durante o ano inteiro, os índices de homicídios caíram depois de sua construção. Tirar os jovens das ruas é dever do Estado, além de se tratar de uma área de risco que é muito banalizada dentro da cidade.

Já houve várias vidas que foram mudadas para melhor com o CCBJ; profissões, faculdade e até viagens para o exterior mudam e mudaram a vida desses moradores.

///

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideia simples e fundamental

(Foto: Reprodução/Instagram) Por Sidney Souza Diferentemente do que pensa o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, no Brasil existe racismo sim! Não é difícil, para quem se dispõe a ouvir a população negra, conhecer relatos de inúmeros casos que acontecem ao longo da vida dessas pessoas. Na tentativa de amenizar as desigualdades sociais que muitas vezes alimentam o racismo, duas amigas criaram o perfil de Instagram @profissionaisnegrosce . Josélia Gomes e Mickaela Correia são as criadoras do projeto que tem como objetivo divulgar perfis de profissionais negros que buscam colocação no mercado de trabalho e também para aqueles que prestam serviços, formando um banco de dados. O perfil já tem mais de seis mil seguidores e algumas publicações vão além, servem de motivação aos internautas com relatos de pessoas negras que obtiveram êxito profissional. Como um todo, o perfil é bem interessante ao mostrar um lado da população negra que muitas vezes não é visto nos grandes...

Mostra Regional do Ciclo Natalino acontece em um dos bairros do Grande Bom Jardim

Por Nonato Filho Uma das 7 mostras da capital selecionadas através do XVI Edital do Ciclo Natalino 2019, promovido pela Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), acontece no bairro Siqueira, nos dias 28 e 29 de dezembro, a partir das 17:30h na rua Padre Palhano,1115. Com 8 apresentações de grupos de tradições natalinas e projeções folclóricas do ciclo natalino, o evento tem como objetivo principal tornar visível as práticas da cultura referentes às tradições natalinas, divulgando as manifestações e costumes populares. A programação inclui duas apresentações de grupos locais (ballet da Cia Jany e o coral de flautas da igreja de Nossa Senhora do Nazaré), uma exposição de presépios produzidos pelo artesão Ivan Sobreira, personalidade de nosso bairro, cordéis, concurso de fachadas natalinas e uma oficina de saberes populares. Toda a programação é gratuita, direcionada às famílias e população da comunidade e bairros vizinhos. A realização é da associação comunitária...

O que é a Mostra das Artes?

Veja o vídeo produzido pela turma do Ateliê de Comunicação e saiba mais: ///