Pular para o conteúdo principal

Coletivos de Comunicação

Um dos módulos do curso de Comunicação foi a formação de coletivos que trabalhem a partir de conteúdos aprendidos durante as aulas.

Foram formados dois coletivos, o "Eh o Vixe!" e o "GeraEcon".

Vamos conhecer um pouco mais de cada um:



Eh o Vixe!

Objetivo: Mostrar as necessidades das pessoas que fazem o Grande Bom Jardim

Objetivos Específicos: 
- Contar histórias de vida
- Mostrar as necessidades das pessoas e contar o outro lado do Grande Bom Jardim         
- Proporcionar divulgação de grupos não muito conhecidos na área artística e cultural

Funções:
- Leila: Designer
- Nonato: Texto
- Fernando: Texto
- Fabiano: Fotografia
- Lucivânia : Redes Sociais

Período de Encontros: Semanalmente (Presencial)
Espaço Físico: CCBJ
Online: Discutir pauta, reprodução em mídias
Presencial: Reuniões

Metas Curto/Médio Prazo:
- Fazer três postagens para as redes sociais por semana.
- Alcançar 200 seguidores no Instagram dentro da Região do GBJ em 2 meses.
- Conseguir uma pessoa para a função de câmera/vídeo em um mês.

Metas Longo Prazo:
- Dentro de um ano alcançar 2 mil seguidores nas redes sociais.
- Conseguir pelo menos 5 patrocínios dentro de um ano.
- Conseguir equipamentos técnicos para suprir as necessidades da equipe em um ano.

FOFA
Forças: Todos moram dentro do GBJ
Oportunidades: Facilidade de encontro da equipe, e de produção de material.
Fraquezas: Não temos equipamentos técnicos para as atividades, não temos recursos financeiros para suprir necessidades da equipe em relação a materiais, não temos uma sede própria para reunião.
Ameaças: Concorrência, Falta de Visibilidade, Divisão Territorial por Facções Criminosas

Redes sociais: 
Facebook: facebook.com/ColetivoEhoVixe 
Instagram: www.instagram.com/ehovixe.coletivo 
Blog: https: //ehovixecoletivobj.blogspot.com/ 






Coletivo GeraEcon

Objetivo: Impulsionar e dar maior visibilidade para a economia desenvolvida por moradores da periferia.

Objetivos específicos: 
- Produzir identidades visuais para pequenos estabelecimentos comerciais localizados dentro de comunidades periféricas.
- Desenvolver mídias e conteúdo digital para esses estabelecimentos de maneira que proporcione maior visibilidades para os mesmos.
- Construir uma rede de informação sobre os estabelecimentos com uma mídia própria do coletivo com o intuito de concentrar essas informações e divulgá-las.

Funções dos membros:
Design: Natalha
Texto: Sidney e Mawtham
Foto: Raquel
Vídeo: Diego
Produção: Helry

Metas
Metas de curto prazo:
- Produzir quinzenalmente uma identidade visual para algum estabelecimento e duas por mês.
- Desenvolver mídias digitais e redes sociais para dois estabelecimentos  por mês
- Realizar 3 postagem por semana na rede social (instagram e facebook) do coletivo sobre os estabelecimentos.

Metas de longo prazo: 
- Alcançar um público de 5 mil seguidores nas redes sociais do coletivo (1 ano)
- Dobrar clientela dos estabelecimentos com a produção de mídia digital (1 ano)
- Impulsionar vendas variadas nos estabelecimentos. (1 ano)

FOFA 
Forças: Entendimento do grupo a respeito de áreas como comunicação, audiovisual e fotografia. Boa capacitação de entendimento de grupo. Proximidade geográfica dos membros do grupo.
Oportunidades: Grande quantidade de estabelecimentos  em que o grupo poderá trabalhar.
Fraquezas: Procrastinação.
Ameaças: Desentendimentos no grupo.

Facebook:
Instagram:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Regional do Ciclo Natalino acontece em um dos bairros do Grande Bom Jardim

Por Nonato Filho Uma das 7 mostras da capital selecionadas através do XVI Edital do Ciclo Natalino 2019, promovido pela Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), acontece no bairro Siqueira, nos dias 28 e 29 de dezembro, a partir das 17:30h na rua Padre Palhano,1115. Com 8 apresentações de grupos de tradições natalinas e projeções folclóricas do ciclo natalino, o evento tem como objetivo principal tornar visível as práticas da cultura referentes às tradições natalinas, divulgando as manifestações e costumes populares. A programação inclui duas apresentações de grupos locais (ballet da Cia Jany e o coral de flautas da igreja de Nossa Senhora do Nazaré), uma exposição de presépios produzidos pelo artesão Ivan Sobreira, personalidade de nosso bairro, cordéis, concurso de fachadas natalinas e uma oficina de saberes populares. Toda a programação é gratuita, direcionada às famílias e população da comunidade e bairros vizinhos. A realização é da associação comunitária

O que é a Mostra das Artes?

Veja o vídeo produzido pela turma do Ateliê de Comunicação e saiba mais: ///

Entrevista: Igor Oliveira Silva, chaveiro no Conjunto Ceará

Por Leila Gaspar Quem já perdeu a chave do carro, esqueceu a chave em algum lugar ou por algum motivo precisou trocar a fechadura, sabe a importância de um bom chaveiro. Vamos conversar com o chaveiro Igor Oliveira Silva, do Conjunto Ceará, em Fortaleza. O nome do estabelecimento é Chaveiro Domingos. Você poderia falar sobre o porquê desse nome? Esse nome CHAVEIRO DOMINGOS é uma homenagem ao meu pai que também é chaveiro desde 1979. Você aprendeu a profissão com seu pai, e tem sido só chaveiro ate hoje?  Já trabalhei em gráfica também, mas foi como chaveiro que progredi na vida, e graças a ele hoje exerço essa profissão. Você chegou a fazer algum curso para aprimorar ou se atualizar no ramo de chaves? Não fiz nenhum curso, todo o aprendizado foi com meu pai. Qual o serviço é mais solicitado? Geralmente é cópia de chaves, mas também atendemos em domicilio, abertura de carros e residências. Além de cópias de chaves, o que mais um chaveiro trabalha? Fazemos carimbos, re