Pular para o conteúdo principal

Crime de agressão contra travesti no Vila Velha


Por Lucivânia Sales

Uma travesti sofreu agressão por um grupo de pessoas no bairro Vila Velha. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e até o momento não se sabe a motivação do crime.

Está em circulação na internet um vídeo do dia 3 de dezembro de 2019 onde uma travesti foi agredida por quatro homens, com socos, chutes, e como se não fosse suficiente usaram um pedaço de madeira e violentamente golpearam a vítima. A imagem que foi registrada por um celular também mostra a presença de duas mulheres que incitam a briga, uma delas filmando toda a agressão.

Segundo o portal de notícias G1, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil, mas não se sabe ainda a motivação do crime. Há especulações que o grupo de agressores estavam a mando de outras travestis que fazem ponto de prostituição no bairro Vila Velha, e se sentiram ameaçadas pelo fato da vítima em questão estar usando o local com o mesmo fim, sendo ela de outro bairro. Outra especulação é de que a travesti tenha cometido roubo na região e foi proibida de frequentar o local.

O caso ainda está sendo investigado com atenção, uma vez que não há provas que testifique as especulações que circulam entre os moradores do bairro, e pelo menos no vídeo faz parecer ser um caso de preconceito. Não há provas concretas até o momento, e nem o pronunciamento da vítima, que não registrou denúncia.

De qualquer forma, nada justifica uma agressão, a violência cruel que a vítima – que não se sabe o nome – foi exposta não pode ser mais um caso a ser esquecido pelas autoridades. É relevante também falar sobre a importância de se registrar uma denúncia e buscar o cumprimento e garantia dos direito humanos pela segurança pública.

O artigo 144 da Constituição dispõe que o direito à segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, a ser exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Acompanhe o vídeo do momento da agressão (as imagens são fortes).


///

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideia simples e fundamental

(Foto: Reprodução/Instagram) Por Sidney Souza Diferentemente do que pensa o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, no Brasil existe racismo sim! Não é difícil, para quem se dispõe a ouvir a população negra, conhecer relatos de inúmeros casos que acontecem ao longo da vida dessas pessoas. Na tentativa de amenizar as desigualdades sociais que muitas vezes alimentam o racismo, duas amigas criaram o perfil de Instagram @profissionaisnegrosce . Josélia Gomes e Mickaela Correia são as criadoras do projeto que tem como objetivo divulgar perfis de profissionais negros que buscam colocação no mercado de trabalho e também para aqueles que prestam serviços, formando um banco de dados. O perfil já tem mais de seis mil seguidores e algumas publicações vão além, servem de motivação aos internautas com relatos de pessoas negras que obtiveram êxito profissional. Como um todo, o perfil é bem interessante ao mostrar um lado da população negra que muitas vezes não é visto nos grandes...

Mostra Regional do Ciclo Natalino acontece em um dos bairros do Grande Bom Jardim

Por Nonato Filho Uma das 7 mostras da capital selecionadas através do XVI Edital do Ciclo Natalino 2019, promovido pela Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), acontece no bairro Siqueira, nos dias 28 e 29 de dezembro, a partir das 17:30h na rua Padre Palhano,1115. Com 8 apresentações de grupos de tradições natalinas e projeções folclóricas do ciclo natalino, o evento tem como objetivo principal tornar visível as práticas da cultura referentes às tradições natalinas, divulgando as manifestações e costumes populares. A programação inclui duas apresentações de grupos locais (ballet da Cia Jany e o coral de flautas da igreja de Nossa Senhora do Nazaré), uma exposição de presépios produzidos pelo artesão Ivan Sobreira, personalidade de nosso bairro, cordéis, concurso de fachadas natalinas e uma oficina de saberes populares. Toda a programação é gratuita, direcionada às famílias e população da comunidade e bairros vizinhos. A realização é da associação comunitária...

O que é a Mostra das Artes?

Veja o vídeo produzido pela turma do Ateliê de Comunicação e saiba mais: ///