Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Felipe Lennon, gerente do Crediamigo (BNB)


Por Fabiano Gomes

Felipe Lennon, 28 anos, cearense, mora atualmente em Fortaleza, é formado em marketing, hoje fazendo MBA em gestão de pessoas na Faculdade FGN em Fortaleza, também é líder de jovens de uma igreja evangélica local (no bairro Santa Cecília), palestrante financeiro e gerente do Crediamigo pelo INEC (Instituto Nordeste Cidadania) em parceria com o Banco Do Nordeste em Fortaleza há 8 anos.

Em que momento você se interessou pela área que trabalha hoje? E se arrepende disso?

Eu trabalhava como porteiro, mas meu pai sempre foi vendedor, e eu sempre despertei em mim essa vontade de vender, aí um colega meu, ele... perguntou por que eu não fazia a seleção do Crediamigo, aí eu... – tu ’ acha’ que eu consigo? – vai tenta! Eu fui, consegui lá passar na seleção, e... gostei, e sempre gostei do ramo de vendas e de negociação, e não me arrependo de jeito nenhum. É no entanto que hoje, é... sou consultor de marketing, formado em marketing e estou fazendo NBA em gestão de pessoas, adoro ler livros né?! Na área de vendas, na área de estratégia, e não me arrependo!

O cenário econômico nacional está recuperando-se de uma crise advinda dos rombos financeiros, causados principalmente pela corrupção, e consequentemente ocasionando muitos empregos informais, como você vê o microcrédito neste cenário?

Nós tivemos um momento muito delicado aí, da crise, nesses últimos anos, mas tem um ditado: “enquanto uns choram, outros ‘vende’ lenço.” É... muitas pessoas começaram a encarar o mercado informal, começaram a empreender, e aumentou bastante né?! o público... dos empreendedores, tem crescido a cada dia, todo dia é ‘enjetado’ novos mercados, novos empreendedores atuando nos bairros.   

Qual região ou bairro de Fortaleza você conseguiu perceber o maior interesse em desenvolver seu próprio negócio? E quem são essas pessoas?

Hoje em qualquer bairro né?!... o... o negócio por conta própria, ele dá super certo, mas tem que ser feito uma pesquisa de mercado antes, é... eu não tenho interesse ainda de colocar meu próprio negócio, mas hoje em qualquer bairro que você for atuar um negócio próprio, primeiro fazendo uma pesquisa de mercado, você consegue se destacar sim! Se tiver as estratégias certas!

Quais são os principais erros cometidos pelos microempreendedores iniciantes no seu ponto de vista?

O maior erro hoje é... entrar no mercado de qualquer forma! É... quer entrar no ramo de confecção, mas não entende né... do produto. Quer entrar no ramo de cosméticos, mas não estuda e não entende o produto. Não faz uma pesquisa de mercado... é... não olha se a área de atuação vai ter pessoas pra comprar o produto... Então hoje é... o que mais, tem trago o erro, e o fim das atividades por conta própria... é essa falta de informação de atuar no mercado!

Qual a sua estratégia diante dos riscos econômicos de seus clientes? Como os ajudaria nisto?

Onde eu atuo no Crediamigo, que é um programa de microcrédito produtivo e orientado, nós sempre estamos em áreas né... temos áreas pra atender, e todo dia nós estamos nessa área, orientando o cliente, acompanhando... então nós temos essa estratégia de sempre estar próximo ao cliente, orientando ele, e dando palestras, educação financeira, aprender a empreender e tem dado super certo!

Qual seria a principal diferença entre o crédito ofertado por uma instituição pública (Ex.: Banco do Brasil e Caixa) e de outra instituição privada (Ex.: Itaú, Bradesco, Santander etc.)?

A principal diferença é taxa de juros... né... eu trabalho numa empresa por nome de INEC, que ela trabalha em parceria com o Banco Do Nordeste, é... hoje ‘nós somos’ a menor taxa de juros no mercado, estamos aí há 21 anos no mercado, e... e a principal diferença é a taxa de juros.”   

Como você vê o empreendedorismo em Fortaleza, e como ele reflete na economia municipal?

Hoje eu vejo aqui em Fortaleza um empreendedorismo é... com uma grande força, certo?! Hoje até as pessoas que trabalham é... de carteira assinada, ou muita das vezes ‘concursados’, eles também tem é... algo por fora, são empreendedores, então tem é... se fortalecido bastante o empreendedorismo, refletindo na microeconomia dos bairros, certo?! Hoje... os bairros aí estão super desenvolvidos em questão da microeconomia dos pequenos empreendedores, e hoje como eu vejo em Fortaleza, um empreendedorismo... tá muito forte! 

Você percebeu alguma melhoria ou piora na economia do país feita pela gestão atual do Governo Federal? Se sim, quais são?

Eu acredito que ainda tá muito cedo pra... ter uma melhoria, ou denominar alguma mudança como melhoria, teve algumas mudanças, está sendo traçado umas estratégias para economia, mas melhoria ainda não!    

Você acha que o atual governo mantendo a taxa de juros baixa, poderia manter a inflação controlada por muito tempo? Por quê?

Hoje é... a maioria das pessoas  estão muito inteligentes em questão de juros, certo... a maioria, porque... ainda tem muitos que pecam, referente à educação financeira. É, eu acredito que se a taxa de juros, é... continuasse baixa, as pessoas iriam investir né... iriam ter mais ‘investimento’... o dinheiro ia circular... porque têm pessoas que têm dinheiro mas não ‘investe’ ou não faz algum é... empreendimento maior por causa do medo.”  

O que você falaria para uma pessoa que pretende abrir seu próprio negócio no cenário econômico atual?

O que eu tenho pra falar pra uma pessoa que pretende abrir seu próprio negócio é que... se capacite na área, porque hoje... têm muitos... mas os que fazem a diferença têm poucos. Se capacite, aprenda muito da área em que quer atuar, faça uma pesquisa de mercado pra ver se tem demanda na área de atuação, e acredite, foco e determinação que tudo dá certo!”  

/// 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Regional do Ciclo Natalino acontece em um dos bairros do Grande Bom Jardim

Por Nonato Filho Uma das 7 mostras da capital selecionadas através do XVI Edital do Ciclo Natalino 2019, promovido pela Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), acontece no bairro Siqueira, nos dias 28 e 29 de dezembro, a partir das 17:30h na rua Padre Palhano,1115. Com 8 apresentações de grupos de tradições natalinas e projeções folclóricas do ciclo natalino, o evento tem como objetivo principal tornar visível as práticas da cultura referentes às tradições natalinas, divulgando as manifestações e costumes populares. A programação inclui duas apresentações de grupos locais (ballet da Cia Jany e o coral de flautas da igreja de Nossa Senhora do Nazaré), uma exposição de presépios produzidos pelo artesão Ivan Sobreira, personalidade de nosso bairro, cordéis, concurso de fachadas natalinas e uma oficina de saberes populares. Toda a programação é gratuita, direcionada às famílias e população da comunidade e bairros vizinhos. A realização é da associação comunitária

O que é a Mostra das Artes?

Veja o vídeo produzido pela turma do Ateliê de Comunicação e saiba mais: ///

Entrevista: Igor Oliveira Silva, chaveiro no Conjunto Ceará

Por Leila Gaspar Quem já perdeu a chave do carro, esqueceu a chave em algum lugar ou por algum motivo precisou trocar a fechadura, sabe a importância de um bom chaveiro. Vamos conversar com o chaveiro Igor Oliveira Silva, do Conjunto Ceará, em Fortaleza. O nome do estabelecimento é Chaveiro Domingos. Você poderia falar sobre o porquê desse nome? Esse nome CHAVEIRO DOMINGOS é uma homenagem ao meu pai que também é chaveiro desde 1979. Você aprendeu a profissão com seu pai, e tem sido só chaveiro ate hoje?  Já trabalhei em gráfica também, mas foi como chaveiro que progredi na vida, e graças a ele hoje exerço essa profissão. Você chegou a fazer algum curso para aprimorar ou se atualizar no ramo de chaves? Não fiz nenhum curso, todo o aprendizado foi com meu pai. Qual o serviço é mais solicitado? Geralmente é cópia de chaves, mas também atendemos em domicilio, abertura de carros e residências. Além de cópias de chaves, o que mais um chaveiro trabalha? Fazemos carimbos, re